g2h

level

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

futebol no radio


A primeira transmissão por rádio de um jogo de futebol em solo brasileiro se deu na data de 19 de julho de 1931 pela Rádio Educadora Paulista através da voz do locutor Nicolau Tuma, que narrou o confronto entre as seleções de São Paulo e do Paraná no Campo da Floresta, na capital paulistana. Infelizmente não há registro gravado deste importantíssimo feito, mas ficou marcado na história da radiodifusão esportiva brasileira através das letras. Naquela época as transmissões futebolísticas se resumiam a boletins informativos para os ouvintes. Relatam os historiadores que Tuma foi o "pai da narração esportiva no Brasil", pois foi o pioneiro na idéia de irradiar um jogo na íntegra. Foi ao vestiário antes do início da partida para anotar as características físicas de cada jogador (naquele tempo ainda não se usavam os números às costas nas camisas dos clubes) e assim poder identificá-los no decorrer da narração. O radialista, que ficou conhecido como o "locutor metralhadora" por seu estilo rápido de transmitir as partidas, aproveitou a ocasião para explicar as regras do esporte que ainda estava engatinhando rumo ao sucesso no país. O jogo terminou em 6 a 4 para os donos da casa.
Com o passar do tempo a qualidade do som das transmissões e da narração dos locutores foram melhorando significativamente. Equipamentos mais modernos faziam com que as irradiações dos principais jogos de futebol no Brasil a fora fossem conquistando cada vez mais adeptos. Do chiado constante da década de 30 à transmissão praticamente sem ruídos da atualidade, o rádio passou por grandes modificações ao longo do tempo, especificamente nessa postagem no aspecto locução como veremos adiante. Desde Tuma, Gagliano Neto e Ary Barroso no início do século passado até José Carlos Araújo, Luís Penido, Oscar Ulisses, entre tantos outros nos dias atuais.
Como exemplo trouxe para vocês 5 locuções esportivas em diferentes tempos para análise. Para ouvi-las basta clicar no link correspondente. No primeiro, o leitor poderá acompanhar uma narração feita por Armando Pamplona, no distante ano de 1934, pela Rádio Educadora de São Paulo, durante uma partida amistosa entre a Seleção Paulista e o Bologna da Itália.

fonte: http://futebolhistoria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

PESQUISE NO GOOGLE