g2h

level

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

cruzeiro esporte clube



Cruzeiro
Nome Cruzeiro Esporte Clube
Alcunhas Raposa, 'Zêro'
Torcedor Cruzeirense
Mascote Raposa
Fundação 2 de janeiro de 1921 (88 anos)
Estádio Mineirão
Capacidade 75.783[1]
Localização Belo Horizonte - MG, Brasil
Mando de jogo em Mineirão
Presidente Bandeira do Brasil Zezé Perrella
Treinador Bandeira do Brasil Adílson Batista
Patrocinador Banco Bonsucesso
Material Esportivo Bandeira da Inglaterra Reebok
Competição Bandeira de Minas Gerais.svg Campeonato Mineiro
Flag of Brazil.svg Campeonato Brasileiro
Flags of the Union of South American Nations.gif Libertadores da América
Divisão Bandeira de Minas Gerais.svg 1ª divisão, módulo I
Bandeira do Brasil Série A
Divisão 2008 Bandeira de Minas Gerais.svg 1ª divisão, módulo I, campeão
Bandeira do Brasil Série A, 3º lugar
Ranking nacional 9º lugar, 1.834 pontos
Website Cruzeiro.com.br
Kit left arm.png Kit body.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
 
Uniforme
titular

Kit left arm.png Kit body.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
 
Uniforme
alternativo

Kit left arm cruzeiro09t.png Kit body cruzeiro09t.png Kit right arm cruzeiro09t.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
 
Uniforme
alternativo
editar

O Cruzeiro Esporte Clube é uma associação brasileira, com sede na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Fundado em 1921 com o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália, em 1942 no contexto da Segunda Guerra Mundial, o clube foi pressionado a mudar o nome que fazia referência a um dos inimigos do país. Ali surgia o Cruzeiro, com o nome de um dos principais símbolos nacionais.

No âmbito esportivo, o Cruzeiro tem destaque em esportes como atletismo e bocha. Mas o clube possui reconhecimento nacional e internacional pelo futebol. O Cruzeiro é um dos quatro clubes brasileiros a ter conquistado por duas vezes a Taça Libertadores da América, além de ser, juntamente com o Grêmio, o maior campeão da Copa do Brasil, com quatro títulos. É também a única equipe a conquistar, no mesmo ano, 2003, o Campeonato Estadual, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, chamado pelo Cruzeiro de tríplice coroa.

É o segundo melhor clube no ranking de times do Brasil da Conmebol.[2]

De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, em 2008, o clube tem a sexta maior torcida do país e a maior de Minas Gerais.[3]

Em setembro de 2009, a IFFHS, Federação Internacional de História e Estatística lançou o ranking das maiores equipes sulamericanas do século XX colocando o Cruzeiro como o melhor clube brasileiro do século XX e em 7º lugar entre os sulamericanos.[4]

O Cruzeiro também possui tradição no Atletismo, sendo a equipe do corredor Franck Caldeira, entre outros grandes nomes do atletismo brasileiro. Rivaliza com a Associação Atlética Pé de Vento, do Rio de Janeiro.



O Cruzeiro foi fundado no dia 2 de janeiro de 1921, por desportistas da colônia italiana de Belo Horizonte, com o nome de Societá Sportiva Palestra Itália. As cores adotadas, como não poderia deixar de ser, foram as mesmas da bandeira italiana: verde, vermelho e branco. Em 1922, o clube compra um terreno pertencente à prefeitura, onde hoje fica o Parque Esportivo do Cruzeiro. Em 23 de setembro de 1923, inaugura seu estádio, no Barro Preto, construído por jogadores e associados a maioria da colônia italiana de Belo Horizonte, composta em grande parte por operários de construção civil.

Além de se caracterizar como uma equipe de descendentes de italianos, o Palestra também destacava-se por possuir elementos da classe trabalhadora da cidade. No corpo social do Palestra, prevaleciam homens da profissão de pedreiros, policiais, pintores, comerciários e marceneiros, que eram os filhos dos imigrantes que vieram construir a capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, em 1894, e que herdaram de seus pais a mesma profissão.

O primeiro uniforme do clube foi camisa verde, calção branco e meias vermelhas. O clube foi restrito apenas a participação de elementos da colônia até o ano de 1925, quando é retirada do estatuto do clube uma cláusula que impedia a inscrição de atletas e associados que não fossem de origem italiana. Isso abre as portas para colaboradores de qualquer origem.

Há uma confusão no que diz respeito a um clube existente na capital chamado Yale. Muitos imaginam que este deu origem ao Palestra e posteriormente ao Cruzeiro. O Yale também era um clube fundado por descendentes de italianos, que surgiu anos antes do Palestra. Mas, após uma crise, e com o crescimento do outro clube de imigrantes em Belo Horizonte, grande parte dos associados e jogadores do Yale migraram para o Palestra. O Yale foi dissolvido em 1925. Foram registrados até hoje apenas quatro jogos entre os clubes, são eles:17 de Julho de 1921 Palestra 0 x 1 Yale, 6 de Novembro de 1922 Palestra 0 x 0 Yale, 7 de Maio de 1922 Palestra 0 x 0 Yale e 5 de Agosto de 1923 Palestra 3 x 2 Yale.Todos os jogos válidos pelo Campeonato da Cidade.

A primeira conquista significativa do Palestra é o tricampeonato mineiro entre 1928 e 1930, sendo os dois últimos de forma invicta. O crescimento do time na cidade força as outras grandes equipes da época a se organizarem e em 1933 criam a primeira liga profissional do estado, a Associação Mineira de Esportes.

Finalmente, em 1925, prevaleceu a vontade da maioria dos associados do clube que gostariam de ver o Palestra como um grande clube, com a extinção da cláusula dos estatutos que impedia a participação de atletas de outras nacionalidades. Outra modificação feita foi o aportuguesamento do nome do clube que passou a se chamar Sociedade Sportiva Palestra Italia. O primeiro jogador de outra nacionalidade que o clube recebeu foi Nereu, que era da colonia sírio-libanesa e jogava no Sírio Horizontino. Em 1928, o Palestra contratava o zagueiro Bento e se tornou o primeiro grande clube da cidade a integrar em seu elenco um atleta negro.

Em 1936, alguns dirigentes e ex-atletas lideraram um movimento de nacionalização do Palestra que levou o nome de Ala Renovadora. A intenção do grupo era mudar o nome do clube que já havia deixado de ser uma associação exclusiva da colônia italiana e por isso não havia mais sentido em se usar o nome Itália. A ideia sofreu resistências mas acabou ganhando aliados. Em 30 de janeiro de 1942, em plena 2a Guerra Mundial, o governo brasileiro que já havia declarado guerra aos países do Eixo, através de um decreto lei, determinou a proibição do uso de termos e denominações referentes as nações inimigas. Neste dia então o Palestra Itália passou a se chamar Palestra Mineiro.

A ideia de se transformar o clube numa entidade totalmente brasileira só foi concretizada em 29 de setembro de 1942, quando numa reunião da diretoria foi aprovada uma nova mudança no nome do clube que passou a se chamar Ypiranga. No entanto, o novo nome só durou uma semana e o time atuou com este nome em apenas uma partida. Finalmente, no dia 7 de outubro de 1942, numa nova reunião dos sócios e dirigentes que acabou com a renuncia do presidente Ennes Cyro Poni, foi aprovado o novo nome do clube: Cruzeiro Esporte Clube. Uma homenagem ao símbolo maior da pátria, a constelação do Cruzeiro do Sul, e que foi sugerida pelo ex-presidente do clube, Oswaldo Pinto Coelho.
[editar] Construindo o futuro
Clube sede do Cruzeiro na avenida Augusto de Lima (bairro Barro Preto), em Belo Horizonte.

Em seus primeiros anos de vida, o Cruzeiro conquistou o tricampeonato mineiro de 1943 a 1945 e reformou o seu estádio que passou a se chamar Juscelino Kubitschek, em homenagem ao então governador do estado. Constrói também uma arquibancada coberta e altera a posição do campo. A obra e as despesas com o plantel dão origem a uma crise financeira. Sem dinheiro, o clube perde seus principais jogadores. Em 1952, é obrigado a dispensar todo o quadro de profissionais e promove os juvenis. Passa a viver em um regime semi-amador.

Para saldar as finanças, a solução encontrada foi disputar amistosos pelo estado em troca de cachês. Mais do que dinheiro, o clube também conquista torcedores nas cidades do interior, tornando-se aos poucos o clube mais popular de Minas. A redenção vem com a construção de sua sede social no Barro Preto, que aumentou a arrecadação do clube. Com as contas sanadas, voltou a ser grande e formou o esquadrão tricampeão mineiro de 1959 a 1961.
[editar] Mineirão - de Minas para o mundo

Com a inauguração do Mineirão em 1965, o futebol mineiro rompe sua característica provinciana com a inclusão de Minas Gerais nas competições nacionais.

O primeiro clássico de comemoração entre Atlético e Cruzeiro no estádio Mineirão foi pela final do mineiro de 1965. Este foi o primeiro clássico disputado no Mineirão e o primeiro depois da pancadaria no Independência. O jogo foi tenso, deste o princípio, com muitas jogadas violentas. O Cruzeiro dominava a partida e vencia por 1 a 0, quando Décio Teixeira cometeu pênalti em Wilson Almeida, que entrava na área para marcar o 2º gol, aos 34 minutos do segundo tempo. O Atlético protestou alegando que a falta havia sido cometida sobre a risca da grande área, se esquecendo que a linha faz parte da mesma. Alguns jogadores do Galo agrediram o árbitro e entraram em atrito com policiais. Foram 30 minutos de paralisação e o árbitro relatou na súmula a expulsão de 09 jogadores. O Atlético abandonou o estádio antes do encerramento da partida. Assim, após o término, Tostão, ironicamente, lamentou que o jogo não tivesse sido reiniciado, pois seria o início de uma grande goleada. O Cruzeiro ficou com o título mineiro daquele ano, abrindo a Era Mineirão.Carece de fontes

Nos primeiros anos do estádio, o time azul conquistou o pentacampeonato mineiro de 1965 a 1969 e o título da Taça Brasil de 1966, numa final histórica contra o Santos de Pelé.

Na primeira partida, no Mineirão, o Cruzeiro termina o primeiro tempo vencendo por inimagináveis 5 a 0. Os jogadores pareciam não acreditar que aquilo era verdade. No segundo tempo, o Santos esboçou uma reação fazendo dois gols, mas Dirceu Lopes marca mais um e a partida termina 6 a 2. No segundo jogo, no Pacaembu, em São Paulo, o Santos termina o primeiro tempo vencendo por 2 a 0. Todos acreditavam que a derrota humilhante do último jogo seria devolvida. A confiança era tanta que no intervalo da partida, dirigentes paulistas procuraram o presidente do Cruzeiro para marcar a terceira partida para o Maracanã. Isso foi como uma afronta aos cruzeirenses. O técnico Aírton Moreira utilizou a atitude prepotente dos paulistas como estímulo aos seus jogadores. Na volta para o segundo tempo, Tostão ainda perde um pênalti. Mas se redime ao marcar de falta aos 18 minutos. Dez minutos depois, Dirceu Lopes empata. Aos 44, Natal dá o golpe de misericórdia. A equipe de jovens garotos vence o melhor time do mundo, na época, e torna-se campeã da Taça Brasil.

A conquista foi de tamanha repercussão que, no ano seguinte, o Torneio Rio-São Paulo teve que abrigar clubes de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, criando o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o "Robertão", embrião do atual Campeonato Brasileiro. Ainda em 1967, devido à Taça Libertadores da América, o Cruzeiro disputa sua primeira partida oficial no exterior, contra o Deportivo Galicia, da Venezuela, em Caracas, vencendo por 1 a 0.

Nesse período, surgem os primeiros grandes ídolos do clube: Tostão, Dirceu Lopes, Piazza e Raul Plassmann. Em 1966, Tostão foi o primeiro jogador de um clube mineiro a disputar uma Copa do Mundo. Em 1970, três jogadores conquistam o Tri pela Seleção: Tostão, Piazza e Fontana.

Nos Campeonatos Brasileiros, em 1974 foi vice pela primeira vez, perdendo em uma decisão muito confusa contra o Vasco da Gama, e em 1975 foi novamente vice após perder para o Internacional.

Em 1976, o Cruzeiro conquistou sua primeira Libertadores, sobre o River Plate da Argentina. Durante a campanha, acontece uma partida que é considerada como o melhor jogo da história do Mineirão, a vitória do Cruzeiro por 5 a 4 em cima dos então campeões brasileiros, o Internacional. Na primeira da final, no Mineirão, vitória por 4 a 1. Na partida seguinte, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, derrota por 2 a 1. O regulamento previa uma terceira partida em campo neutro. Esta foi realizada no Estádio Nacional de Santiago, no Chile, onde a Seleção Brasileira havia sido bicampeã do mundo em 1962. O Cruzeiro faz dois gols ainda no primeiro tempo. Mas com a ajuda da arbitragem e da tradicional catimba argentina, o River empata. Aos 44 minutos do segundo tempo, falta na entrada da área e Nelinho, prepara-se para cobrar. Enquanto ele se vira para trás para correr e ganhar força no chute, Joãozinho é mais rápido e bate colocado no ângulo, sem chances para o goleiro argentino. O Cruzeiro faz 3 a 2 e é campeão da América.

Ainda em 1976, o clube é derrotado na Taça Intercontinental, pelo Bayern de Munique, da Alemanha, que contava com jogadores como Gerd Müller, Franz Beckenbauer, Karl-Heinz Rummeniege e Sepp Mayer, que eram a base da então seleção campeã do mundo em 1974. Em 1977, o Cruzeiro chega novamente à final da Libertadores, mas dessa vez é derrotado nos pênaltis pelo Boca Juniors, da Argentina.

Nos anos 1970, para evitar o déficit financeiro causado pela disputa do Campeonato Mineiro, o clube partiu para amistosos no exterior em troca de cachês em dólar. O dinheiro foi suficiente para manter os craques e conquistar o tetracampeonato estadual de 1972 a 1975. Em 1977 chega ao décimo título mineiro na "Era Mineirão", em 13 disputados.
[editar] Vacas magras

Os esforços da década anterior não foram suficientes para evitar a crise financeira que acompanharia o clube nos anos 1980. O Cruzeiro amargou um período de maus resultados no Campeonato Brasileiro e a conquista de apenas dois estaduais, em 1984 e 1987. A nova redenção veio a partir das vendas de jogadores para o futebol estrangeiro e das cotas de transmissão de jogos, que passaram a ser pagas pelas emissoras de televisão, a partir da Copa União, em 1987.
[editar] Série de títulos nos anos 1990 e 2000
Torcida do Cruzeiro, em jogo contra o Atlético-MG no Mineirão, na final do Campeonato Mineiro de 2009.

A década de 1980 não foi muito positiva para o clube, conquistando apenas dois campeonatos estaduais (1984 e 1987), além de fracas campanhas no Campeonato Brasileiro. No entanto, na década de 1990 o Cruzeiro iniciou uma impressionante sequência de 15 anos ganhando pelo menos um título por ano. Foram duas Supercopas da Libertadores (1991 e 1992), uma Recopa Sul-Americana (1998), quatro Copas do Brasil (1993, 1996, 2000 e 2003), uma Copa Ouro (1995), uma Copa Master da Supercopa (1995), duas Copas Sul-Minas (2001, 2002), oito Campeonatos Mineiros (1990, 1992, 1994, 1996, 1997, 1998, 2003, 2004) uma Copa Centro-Oeste (1999), duas Copa dos Campeões Mineiros (1991)(1999), um Supercampeonato Mineiro (2002), além da segunda Taça Libertadores da América (1997) e do Campeonato Brasileiro de 2003, o primeiro disputado por pontos corridos, em turno e returno. A sequência de títulos foi interrompida em 2005, mas no ano seguinte o clube já voltou a vencer o campeonato estadual, conquista essa que se repetiu em 2008 e 2009.

Nesse período a torcida cruzeirense ganhou mais alguns ídolos, entre eles Charles, Boiadeiro, Douglas, Ademir, Renato Gaúcho, Roberto Gaúcho, Ronaldo, Nonato, Dida, Ricardinho, Marcelo Ramos, Alex Alves, Cris, Sorín, Fred , Alex e Ramires.
Placa no Mineirão em homenagem ao gol de Alex contra o São Caetano dia 30 de março de 2003

A maior façanha da última década, aconteceu em 2003, quando o Cruzeiro, sob o comando do respeitado técnico Vanderlei Luxemburgo, e comandado pelo craque Alex e seus companheiros, conquistou o inédito título no Brasil da "Tríplice Coroa", que significa a conquista do Campeonato estadual (Mineiro), Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Nesse ano, o time fez uma campanha nunca antes vista no Campeonato Brasileiro: marcou mais de cem gols e conquistou, com duas rodadas de antecedência, a primeira edição de "pontos corridos" do Campeonato Brasileiro, cujo título cabe ao time que fizer mais pontos durante a competição.



O mascote do Cruzeiro é a raposa. Foi desenhada pelo chargista Fernando Pieruccetti (mais conhecido como Mangabeira) no ano de 1945, que se inspirou em Mário Grosso, ex-presidente, conhecido por sua esperteza e astúcia no comando dos negócios do Clube.
[editar] Estrutura
Bar temático do Cruzeiro, na avenida do Contorno.

Com menos de cem anos de vida, o Cruzeiro pode orgulhar-se de ser um dos clubes do Brasil com maior e melhor estrutura, tanto para seus sócios, quanto para os atletas. Para isso, dispõe de dois centros de treinamentos (um para os jogadores profissionais e um para as categorias de base), uma sede administrativa e os complexos esportivos (sede urbana e sede campestre).

* Toca da Raposa I: Inaugurada na gestão de Felicio Brandi, até 2002 servia como centro de treinamento da equipe profissional. Hoje em dia é dedicada exclusivamente às divisões de base.
* Toca da Raposa II: Inaugurada em 2002, e direcionada exclusivamente para os jogadores profissionais, pode ser considerado um dos três melhores centros de treinamento da América Latina.
* Sede Administrativa: Inaugurado em 5 de agosto de 2003, o prédio localizado no Barro Preto ocupa uma área de 4300 m². O edifício possui oito andares, que abrigam todos os setores administrativos do clube. Projetado pelo arquiteto Fernando Oliveira Graça, o prédio é todo revestido de vidro azul laminado, espelhado, ajustado a uma torre de circulação vertical revestida em porcelanato branco. A sede destaca as cores oficiais do clube. Sua estrutura física abriga uma garagem coberta para 54 veículos e um hall para os serviços de atendimento aos sócios. Do quarto ao sexto andares, funcionam os setores de Relações Públicas, Marketing, Tecnologia, Superintendências, Gerência Administrativa, Departamento de Pessoal, Contabilidade, Financeiro, Compras e Cobranças. No sétimo andar, estão instalados os gabinetes do presidente, dos vice-presidentes, sala de reuniões e sala da Presidência do Conselho. No oitavo andar, fica a sala de reuniões do Conselho Deliberativo e área de treinamento pessoal.
* Sede Campestre: Ocupa um terreno de 60 mil metros quadrados na região da Pampulha. As obras foram concluídas no final da década de 1970. Hoje, a Sede Campestre do Cruzeiro é um complexo esportivo com 7 piscinas, 6 quadras de futebol de salão e basquete, um campo de futebol society com grama sintética, 3 quadras de vôlei, 14 quadras de peteca, dois campos de futebol com dimensões menores, também com gramado sintético, ginásio, canchas de bocha, pistas de boliche, salão de jogos, sauna, bares, restaurantes, salão de festas e estacionamento. O associado conta, ainda, com um centro de recuperação física.
* Sede Urbana: O espaço de lazer - Parque Esportivo Barro Preto - foi inaugurado em 1985 durante a administração Benito Masci. Nasceu em um local histórico, o estádio Juscelino Kubitschek, onde no passado o Cruzeiro alcançou suas primeiras conquistas. Pela localização privilegiada, o número de associados foi aumentando durante os anos. Hoje, a estrutura conta com três piscinas semi-olímpicas, sendo duas com aquecimento, três piscinas infantis, quatro quadras poliesportivas, sete quadras de peteca, restaurante e um ginásio coberto. Na administração Alvimar de Oliveira Costa, que se iniciou em 2003, o complexo passa por uma reforma para oferecer maior conforto aos freqüentadores.

[editar] Torcida
Mineirão em jogo do Cruzeiro.

Já em 26 de março de 1931, o jornal Estado de Minas publicou resultado parcial de uma enquete (os votos eram depositados em urnas) que ajuda a compreender o porte das torcidas de Belo Horizonte naquela época. Computados mais de 800 votos, os resultados apontavam: Atlético, 46,2%; Cruzeiro (na época ainda denominado Palestra), 35,9%; e América, 10,8%..[6]

Na edição de 31 de dezembro de 1971, a revista Placar publicou pesquisa feita, em Belo Horizonte, pelo Instituto Gallup. O resultado já indicava uma tendência de inversão na ordem das maiores torcidas da cidade: Atlético, 43%; Cruzeiro, 42%; e América, 5%. Na faixa entre 10 e 17 anos, o Cruzeiro já liderava com 46% contra 44% do rival Atlético.[7]

A torcida do Cruzeiro, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto Ibope à pedido do jornal esportivo Lance! em 2007, é hoje a maior do estado de Minas Gerais e a 6ª do Brasil, com 7,5 milhões de fanáticos espalhados pelo Brasil.

A 6ª posição no ranking das torcidas brasileiras garante também ao Cruzeiro a posição de 1ª torcida do Brasil entre os times fora do eixo Rio-São paulo, o que é bastante significativo uma vez que os times desse eixo recebem historicamente uma maior atenção e cobertura da mídia.

Em uma outra pesquisa de opinião, publicada no jornal Estado de Minas, em 10 de dezembro de 2005, a torcida do Cruzeiro também apareceu como a maior de Belo Horizonte, com 48% de preferência entre os belorizontinos.
[editar] Maiores públicos do Cruzeiro

* Partidas em Belo Horizonte
o Exceto clássicos estaduais contra o Atlético (10 acima de 100.000)

1. Cruzeiro 1 x 0 Villa Nova, 132.834, 22 de janeiro de 1997 (76.632 pgts.)
2. Cruzeiro 0 x 0 Bayern München, 117.000, 21 de dezembro de 1976 (113.715 pgts.)
3. Cruzeiro 3 x 1 Portuguesa, 103.294, 29 de outubro de 1998 (90.482 pgts.)
4. Cruzeiro 1 x 0 Sporting Cristal, 102.000, 29 de agosto de 1997 (95.742 pgts.)

[editar] Torcidas organizadas

* Cachazeiros
* Cervezeiros
* Comando Azul
* Cru-Chopp(Santa Tereza)
* Cruzita (Itabira)
* Fanáti-Cruz
* Força Atuante Celeste (FAC)
* Fúria Azzurra
* Gaviões Celestes
* Máfia Azul
* Mancha Azul



* Motozeiros
* Movimento Azul Cruzeirense (MAC)
* Nação Azul
* Pavilhão Independente
* Raça Azul
* Raposões da Fiel
* Squadra Azurra
* Torcida Jovem
* União Celeste Novo Riacho
* Torcida Paixão Azul
* Legião Azul

[editar] Ídolos

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Anexo:Lista de jogadores do Cruzeiro Esporte Clube

Alguns jogadores que se destacaram na história do clube:

* Ademir - volante - 1986/91, 1993/95
* Alex - meio campo - 2001, 2003/04 - atualmente no Fenerbahçe
* Aristizábal - atacante - 2003 - atualmente no Atlético Nacional - disputou as Copas de 1994 e 1998 pela Colômbia
* Bengala - atacante
* Marco Antônio Boiadeiro - meio campo - 1991/93
* Cris - zagueiro - 1999/2004 - atualmente no Lyon - disputou a Copa de 2006 pelo Brasil
* Dida - goleiro - 1994/98 - atualmente no Milan - disputou as Copas de 1998, 2002 e 2006 pelo Brasil
* Dirceu Lopes - meio campo - 1964/76
* Douglas - volante - 1981/87 - 1992/94
* Edu Dracena - zagueiro - 2003/06 - atualmente no Santos FC
* Evaldo - atacante
* Fontana - zagueiro - 1969/1972 - disputou a Copa de 1970 pelo Brasil
* Fábio - goleiro - 2005/atualmente no Cruzeiro - disputou a Copa Ámerica 2004 pelo Brasil
* Fred - atacante - 2004/2005 - atualmente no Fluminense - disputou a Copa de 2006 pelo Brasil
* Gomes - goleiro - 2001/2004 - atualmente no Tottenham FC
* Jairzinho - atacante - 1976 - disputou as Copas de 1966, 1970 e 1974 pelo Brasil
* Joãozinho - ponta esquerda - 1972/86
* Joãozinho - atacante - 1994/98, 2002
* Luisão - zagueiro - atualmente no Benfica - disputou a Copa de 2006 pelo Brasil
* Marcelo Ramos - atacante
* Natal - ponta direita - 1964/71



* Nelinho - lateral direito - 1973/82 - disputou as Copas de 1974 e 1978 pelo Brasil
* Niginho - atacante - 1929/32, 1935/36, 1939/47 - disputou a Copa de 1938 pelo Brasil
* Nininho - lateral esquerdo - disputou a Copa de 1934 pela Itália
* Nonato - lateral esquerdo - 1990/97
* Palhinha - atacante - 1968/76, 1983/84
* Palhinha - meio campo - 1996/97
* Perfumo - zagueiro - 1971/1975 - disputou as Copas de 1966 e 1974 pela Argentina
* Piazza - meio campo - 1964/77 - disputou as Copas de 1970 e 1974 pelo Brasil
* Procópio - zagueiro - 1959/61, 1966/68, 1973/74
* Ramires- Volante - 2007/Atualmente no Benfica
* Raul - goleiro - 1966/78
* Ricardinho - volante - 1995/2002, 2007 - atualmente no Kashiwa Reysol
* Renato Gaúcho - atacante - 1992 - disputou a Copa de 1990 pelo Brasil
* Revétria - atacante
* Roberto Batata - atacante
* Roberto Gaúcho - meio campo - 1992/96
* Ronaldinho - atacante - 1993/94 - atualmente no Corinthias - disputou as Copas de 1994, 1998, 2002 e 2006 pelo Brasil
* Juan Pablo Sorín - lateral esquerdo - 2000/2002, 2004 - atualmente aposentado - disputou as Copas de 2002 e 2006 pela Argentina
* Tostão - atacante - 1963/72 - disputou as Copas de 1966 e 1970 pelo Brasil
* Zé Carlos - meio campo - 1966/77

[editar] Presidentes

* Aurélio Noce (1921-1922)
* Alberto Noce (1923-1924)
* Américo Gasparini (1925-1926, 1928)
* Antonio Falci (1927, 1929-1930)
* Braz Pelegrino (1927-1928)
* Lidio Lunardi (1931-1932)
* José Viana de Souza (1933)
* Miguel Perrela (1933-1936)
* Romeo de Paoli (1936)
* Osvaldo Pinto Coelho (1936-1940)
* Ennes Cyro Poni (1941-1942)
* Junta Governativa: João Fantoni, Wilson Saliba, Mario Torneli (1942)
* Mário Grosso (1942-1947)
* Fernando Tamietti (1947, 1950)
* Antônio Cunha Lobo (1947-1949)
* Antônio Alves Simões (1949)
* Manoel F. Campos (1950)
* Divino Ramos (1951)
* José Greco (1952-1953, 1955)
* Wellington Armanelli (1954)
* José Francisco Lemos Filho (1954)
* Eduardo S. Bambirra (1955-1956)
* Manoel A. de Carvalho (1957-1958)
* Antonio Braz Lopes Pontes (1959-1960)
* Felicio Brandi (1961-1982)
* Carmine Furletti (1983-1984)
* Benito Masci (1985-1990)
* Salvador Masci (1990)
* César Masci (1991-1994)
* Alvimar de Oliveira Costa - Alvimar Perrella (2003-2008)
* José Perrella de Oliveira Costa - Zezé Perrella (1995-2002, 2009-Atual )

[editar] Treinadores

Postscript-viewer-blue.svgVer página anexa: Lista de treinadores do Cruzeiro Esporte Clube

[editar] Rivalidades

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Cruzeiro x Atlético

O Cruzeiro tem rivais estaduais, regionais e internacionais.

* O seu maior rival é o Atlético-MG, mas no estado tem rivalidades tambêm com o América-MG, Villa Nova e com o Ipatinga.
* Seus maiores rivais regionais são o Flamengo, o Grêmio, o Palmeiras, o Santos e o São Paulo
* E seus maiores rivais internacionais são: River Plate , Racing Club e Boca Juniors da Argentina, Olímpia do Paraguai, o Colo Colo do Chile e o Nacional do Uruguai.

[editar] Recordes

* O Cruzeiro é o único clube Brasileiro a conquistar, no mesmo ano, o Campeonato Estadual e as duas principais competições do país: Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Feito ocorrido em 2003.
* O Cruzeiro é o único time Brasileiro a conquistar pelo menos um título por ano durante 15 anos consecutivos (1990-2004). Esta façanha até então só havia sido conseguida por grandes clubes europeus, como Real Madrid e Manchester United.
* O Cruzeiro é o primeiro time a vencer o Campeonato Brasileiro de Futebol no modelo de pontos corridos e o único a atingir a marca de 100 pontos.
* Juntamente com Flamengo e Internacional, o Cruzeiro é um dos 3 clubes que disputou todas as edições do Campeonato Brasileiro na Série A.
* Maior vencedor da Copa do Brasil juntamente com o Grêmio com 4 conquistas.
* Maior média de público na história de um torneio na história do futebol: 73.000 pagantes por jogo na Supercopa de 1992.[carece de fontes?]
* Recorde de público pagante numa final de Taça Libertadores da América: 95.472 pessoas na partida contra o Sporting Cristal, em 1997.
* Segundo maior público pagante numa final de Copa do Brasil: 85.841 pessoas na partida contra o São Paulo, em 2000, atrás apenas de Botafogo 0 a 0 Juventude, em 1999, que teve 101.581 presentes (90.217 pagantes).
* Recorde absoluto de público presente em uma partida no Mineirão, 132.834 pessoas na partida contra o Villa Nova/MG realizada em 22 de Junho de 1997.
* Em 1984 o Cruzeiro ficou com a posse definitiva da Taça Minas Gerais (instituída pela Federação Mineira em 1973) por tê-la conquistado três vezes consecutivas.
* O Cruzeiro é o melhor time brasileiro do século XX e o 7° melhor da America Latina de acordo com a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).[8][9][10]

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzeiro_Esporte_Clube


Hino:
Letra e música: Jadir Ambrósio

Existe um grande clube na cidade,
Que mora dentro do meu coração,
Eu vivo cheio de vaidade,
Pois na realidade é um grande campeão,

Nos gramados de Minas Gerais,
Temos páginas heróicas imortais,
Cruzeiro, Cruzeiro querido,
Tão combatido, jamais vencido...

fonte: http://ultradownloads.com.br/download/Hino-do-Cruzeiro-Esporte-Clube-MG/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

PESQUISE NO GOOGLE